Vale fecha acordo com empresa chinesa para novo produto de minério de ferro
PEQUIM (Reuters) - A mineradora brasileira Vale assinou acordo de serviços com a chinesa Ningbo Zhoushan Port para o lançamento de um novo produto de minério de ferro, chamado GF88, disse a empresa chinesa do setor portuário nesta quarta-feira.
Sob o acordo, a Ningbo Zhoushan Port fornecerá serviços para o novo produto da Vale, incluindo de construção, processamento, carregamento e armazenamento, disse a empresa chinesa em seu site.
A Vale afirmou em setembro que iria começar a fornecer no primeiro trimestre de 2020 um produto de minério de ferro de alto teor, o GF88, produzido com processamento de finos de seu minério Carajas IOCJ 65%.
"A produção do GF88 não exige combustível e água, então não irá gerar rejeitos e nem resíduos de água", disse a Vale em um comunicado, acrescentando que o produto pode fornecer matéria-prima para produção de pelotas.
"É um novo produto, desenhado especialmente para a nova era da China", disse a Vale.
A demanda da China por pelotas de minério de ferro e minério de alta qualidade deve ganhar impulso em 2020 à medida que o governo chinês pressiona pela mudança de dezenas de siderúrgicas para regiões costeiras, em meio a uma luta contra a poluição em suas cidades industriais.
A data de início e a quantidade de produção de GF88 ainda estão em discussão entre as duas empresas, disse um porta-voz do Ningbo Zhoushan Port à Reuters.
O produto será fabricado no terminal de transferência de minério de Shulanghu, na província de Zhejiang, leste da China, de acordo com a Ningbo.
(Reportagem de Min Zhang e Tom Daly)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.