PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

Ganhos da indústria na China têm maior alta em 8 meses

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por Stella Qiu e Ryan Woo

Em Pequim

27/12/2019 07h58

Os lucros das empresas manufatureiras chinesas cresceram no maior ritmo em oito meses em novembro, mas uma fraqueza generalizada na demanda doméstica permanece um risco para os resultados corporativos no próximo ano.

O setor industrial chinês tem enfrentado pressões persistentes este ano, com a demanda fraca e a disputa comercial com os Estados Unidos. Mas dados recentes da atividade fabril têm apontado para uma recuperação do setor, no rastro da aceleração de medidas de estímulo do governo chinês para consolidar o crescimento.

Os lucros da indústria cresceram 5,4% em novembro na comparação anual para 593,9 bilhões de iuanes (84,93 bilhões de dólares), interrompendo três meses de queda, conforme a produção e as vendas ganharam ritmo, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta sexta-feira. O dado se compara a uma queda de 9,9% em outubro.

No acumulado do ano até novembro, o lucro das empresas industriais caiu 2,1% frente ao mesmo período do ano anterior, para 5,61 trilhões de iuanes, um pouco melhor do que a queda de 2,9% registrada nos primeiros dez meses do ano.