IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro na China fecha no maior nível em 5 meses com demanda de siderúrgicas

08/01/2020 08h06

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China subiram ao maior nível em mais de cinco meses nesta quarta-feira, ajudados por expectativas sobre a demanda de siderúrgicas para recomposição de estoques antes de feriados locais.

O contrato mais ativo dos futuros na bolsa de commodities de Dalian, para maio, chegou a saltar 2,85%, para 685 iuanes (98,69 dólares) por tonelada pela manhã, antes de fechar em alta de 2,1%, a 680 iuanes, maior fechamento desde 2 de agosto.

"As usinas ao sul e ao leste da China estão recompondo estoques ativamente antes do feriado do Festival de Primavera...mas os estoques nas usinas da região norte ainda estão em nível relativamente baixo", escreveu a Tianfeng Futures em nota.

A corretora espera que empresas de aço no norte da China se reabasteçam com ao menos mais 1,95 milhão de toneladas de minério de ferro antes do feriado de Ano Novo Chinês, em 24 de janeiro.

Por outro lado, a escalada de tensões no Oriente Médio pode pesar sobre os preços da commodity.

O mercado não espera qualquer grande impacto sobre a oferta de minério, devido à produção limitada na região, mas a tensão pode impactar os preços de frete para embarques da commodity, disse um operador em Xangai.

Já o contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai, para maio de 2020, fechou em alta de 1,3%, a 3.617 iuanes por tonelada, maior nível desde 2 de julho.

(Por Min Zhang e Shivani Singh)