IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Criação de vagas nos EUA deve ter desacelerado em dezembro

10/01/2020 07h34

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos deve ter desacelerado em dezembro, mas o ritmo de contratações provavelmente permaneceu mais do que o suficiente para manter nos trilhos a mais longa expansão na história apesar da contração no setor industrial.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira pode sustentar a avaliação do Federal Reserve de que tanto a economia quanto a política monetária estão "em um bom lugar".

Também pode ampliar a série de dados positivos como gastos do consumidor, comércio e setor imobiliário, que vêm sugerindo que a expansão, agora em seu 11º ano, não corre risco imediato de ser prejudicada por uma recessão.

"A sólida criação de vagas no fim de 2019 abre caminho para uma contínua força do consumidor em 2020, ajudando a manter a economia em um ritmo decente" disse Ben Ayers, economista sênior do Nationwide.

De acordo com pesquisa da Reuters, a criação de vagas fora do setor agrícola provavelmente chegou a 164 mil em dezembro. Em novembro foram criados 266 mil postos de trabalho, em parte porque 46 mil trabalhadores da General Motors voltaram ao trabalho após uma greve.

Parte da desaceleração esperada em dezembro é atribuída à volatilidade sazonal com um Dia de Ação de Graças mais tarde do que o normal.