PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Friboi abre 37ª unidade de carne bovina da JBS no Brasil após investir R$70 mi

10/01/2020 09h21

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Friboi, divisão de carne bovina no Brasil da gigante do setor JBS, inaugurou na quinta-feira sua 37ª unidade de processamento de bovinos no país, em um momento em que a empresa vê uma demanda crescente e de longo prazo por proteínas, especialmente na Ásia.

Com um investimento de mais de 70 milhões de reais, a fábrica inaugurada no município de Brasnorte (MT) terá capacidade inicial para 500 animais por dia.

A planta integra investimentos da Friboi no Centro-Oeste do país, que somaram outros 154 milhões de reais, e que deverão entrar em operação no primeiro trimestre, segundo a empresa.

Até março, a Friboi colocará em funcionamento um novo túnel contínuo de congelamento em Barra do Garças (MT), terá aumento da capacidade em Mozarlândia (GO), além de duas novas linhas de produção de hambúrguer em Campo Grande (MS) e um segundo turno de trabalho na unidade de Senador Canedo (GO).

Esses investimentos no Centro-Oeste se referem ao ano de 2019, ficando fora, portanto, dos 8 bilhões de reais de um plano da JBS anunciado recentemente para o período de 2020 a 2024, no Brasil.

"Continuaremos investindo nos próximos anos em todas as nossas plantas, o que reafirma o compromisso de longo prazo da companhia com o Brasil", disse o presidente da Friboi, Renato Costa, após a inauguração da unidade de Brasnorte.

Os grande investimentos da empresa focam, além do mercado brasileiro, uma esperada grande demanda da Ásia no longo prazo, não visando atender somente um maior consumo neste momento de países como a China, onde a peste suína africana reduziu a produção da proteína.

No Centro-Oeste, estão os maiores produtores de bovinos do Brasil, uma vantagem importante em momento de preços mais altos do boi gordo. Em novembro, o custo da matéria-prima atingiu máxima recorde de mais de 230 reais/arroba, sendo negociado atualmente no patamar de 200 reais nas principais praças.

Em 2019, a companhia havia reativado uma unidade de produção em Coxim (MS), no último movimento efetivo para expandir operações antes da inauguração da fábrica de Brasnorte.

A empresa disse ainda que, no que se refere a Brasnorte, trata-se apenas do início dos investimentos na fábrica, que futuramente terá capacidade de produção e escopo de atividades maiores. O objetivo inicial da unidade, contudo, é atender à demanda do mercado interno.

Além do Centro-Oeste, a Friboi tem unidades no Pará, Rondônia, Tocantins e Acre (Norte), São Paulo e Minas Gerais (Sudeste) e Bahia (Nordeste), contando com 45 mil trabalhadores em 55 cidades.