IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China indica novos presidentes de conselhos para CNPC e Sinopec Group

BOBBY YIP
Imagem: BOBBY YIP

17/01/2020 15h43

CINGAPURA/PEQUIM (Reuters) - A China National Petroleum Corp (CNPC) indicou Dai Houliang para a presidência do conselho, em substituição a Wang Yilin, que está se aposentando, disse a empresa em comunicado publicado nesta sexta-feira em sua conta oficial no WeChat.

Segundo a nota, Dai vai renunciar à posição de chairman da China Petrochemical Group (Sinopec Group). Ele passou a última década como executivo sênior do braço listado em bolsa do Sinopec Group, a Sinopec Corp.

Zhang Yuzhuo, ex-presidente do conselho da maior mineradora de carvão da China, o Shenhua Group, foi nomeado chairman da Sinopec, disse a empresa em sua conta no WeChat.

Wang Yilin já foi presidente do conselho da China National Offshore Oil Corp (CNOOC).

A indicação ocorre dois meses após a China ter anunciado a fusão das redes operadas pelas três gigantes estatais --CNPC, Sinopec e CNOOC-- em uma única entidade estatal.

Nos últimos anos, a China tem acelerado a reformulação de seu setor de energia, o que inclui mudanças na política de preços de gás e a fusão de gigantes da energia e mineração.

Dai iniciou sua experiência na administração da Sinopec em 1997, como vice-diretor-gerente da subsidiária Yangzi Petrochemical Corp. A Sinopec é a maior refinadora da Ásia.

(Reportagem da equipe de Energia da Ásia, com Aizhu Chen em Cingapura e Muyu Xu em Pequim)