IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Refinarias da Índia estão perto de contratos por petróleo russo, dizem fontes

21/01/2020 14h17

Por Nidhi Verma

NOVA DÉLHI (Reuters) - Refinarias estatais da Índia estão perto de assinar seus primeiros acordos anuais para a compra de petróleo da Rússia, disseram três fontes com conhecimento do assunto, à medida que o país busca novos fornecedores para se proteger contra riscos geopolíticos.

A Índia, terceiro maior consumidor global de petróleo, que importa 80% de suas necessidades da commodity, geralmente depende do Oriente Médio para atender à maior parte de sua demanda. Mas as importações da região caíram para uma mínima de quatro anos no ano passado.

As compras do país junto à Rússia têm sido tipicamente pequenas, devido aos custos de transporte que tendem a ser maiores, e realizadas no mercado spot, e não sob contratos.

Mas refinarias estatais como Indian Oil Corp (IOC), Hindustan Petroleum e Bharat Petroleum estão agora se movimentando para assinar acordos envolvendo petróleo russo.

A IOC, maior refinadora do país, já avisou à russa Rosneft que pretende comprar até 40 mil barris por dia (bpd) em petróleo russo, disse uma das fontes, cerca de 2,5% de sua capacidade total de refino.

"É quase certo que um contrato será assinado, uma proposta foi enviada à Rosneft", disse a fonte. "A IOC vai comprar petróleo russo quando fizer sentido economicamente."

A Bharat Petroleum (BPCL) e a Hindustan Petroleum (HPCL) também planejam compras menores, segundo as fontes.

A Rosneft e as empresas indianas não responderam a pedidos da Reuters por comentários.

(Por Nidhi Verma; reportagem adicional de Vladimir Soldatkin em Moscou)