IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasileiros na China devem chegar no sábado a Anápolis, para quarentena

04/02/2020 18h55

BRASÍLIA (Reuters) - Os brasileiros no epicentro da epidemia de coronavírus, na China, devem chegar no sábado à base aérea de Anápolis (GO), onde ficarão em quarentena por 18 dias, informou nesta terça-feira o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Duas aeronaves reservas da frota presidencial, cada uma com capacidade para 30 passageiros, deixarão o Brasil na quarta-feira. A previsão é que cheguem em Wuhan na madrugada de sexta e estejam de volta ao Brasil no sábado.

Os aviões farão quatro paradas técnicas, tanto na ida quanto na volta, nas cidades de Fortaleza, Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürumqi (China). Nas paradas, segundo Azevedo, todos terão que permanecer a bordo.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a operação de retirada já foi autorizada pelo governo chinês. Até agora, 29 pessoas confirmaram que querem voltar ao Brasil. Destas, 25 brasileiros, sendo sete crianças, e quatro chineses, familiares dos brasileiros.

O ministro da Defesa informou ainda que todas as pessoas que participarem da operação, incluindo pessoal militar e médico, ficarão também em quarentena.

Segundo Azevedo, a base aérea de Anápolis poderá ser usada para as fases branca - sem sintomas - e amarela, em que podem aparecer alguns sintomas iniciais, e os repatriados ocuparão unidades individuais dentro da base. Na chamada fase vermelha, em que o caso pode ser confirmado, a pessoa será transferida para Brasília, para um dos hospitais de referência para tratamento do coronavírus.

O governo enviou nesta terça-feira ao Congresso projeto de lei em regime de urgência criando a possibilidade de quarentena que terá de ser cumprida. Entre as medidas previstas estão o isolamento e a realização de exames e tratamento compulsórios.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)