IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em queda ante real com exterior positivo, antes de Copom

05/02/2020 17h13

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda ante o real nesta quarta-feira, com as vendas se intensificando na parte da tarde conforme os mercados externos se mantiveram positivos com notícias sobre tratamento do coronavírus oriundo da China.

O dólar à vista fechou em queda de 0,45%, a 4,239 reais na venda. Na B3, o dólar futuro de maior liquidez recuava 0,40%, a 4,2440 reais.

"Mesmo com expectativa de corte na taxa Selic o dólar opera em queda, com a melhora na conjuntura internacional", disseram analistas da Elite Investimentos em nota a clientes.

No exterior, moedas emergentes se valorizavam, e os principais índices de ações dos Estados Unidos subiam.

Outro fator no radar do mercado é a precificação da oferta de ações da Petrobras em poder do BNDES, prevista para após o fechamento do mercado. A ACE Capital calcula que o volume pode chegar a 18 bilhões de reais. Junto com outras operações, o desinvestimento pode chegar a cerca de 38 bilhões de reais, volume que pode ser absorvido por estrangeiros que precisariam trazer dólares ao país.

Investidores também permaneceram atentos à decisão de política monetária do Banco Central a ser anunciada após as 18h (de Brasília). O mercado espera corte da Selic, mas o impacto sobre o câmbio poderá se dar mais pela sinalização sobre os próximos passos. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central volta a se reunir em 17 e 18 de março.