IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indicador Antecedente de Emprego vai em janeiro a maior nível desde abril de 2019, diz FGV

06/02/2020 08h19

SÃO PAULO (Reuters) - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) começou o ano em seu maior nível desde abril do ano passado, apontando para uma recuperação gradual do mercado de trabalho brasileiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 2,4 pontos em janeiro, a 92,3, seu maior nível desde abril de 2019, quando registrou 92,5 pontos.

"O IAEmp volta a apresentar resultado positivo, seguindo a tendência dos últimos meses de 2019. Os avanços recentes sugerem que as perspectivas estão se tornando mais favoráveis para o mercado de trabalho nos próximos meses, ainda que de forma gradual", apontou em nota o economista Rodolpho Tobler.

Já o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, caiu 2,8 pontos em janeiro, a 92,5 pontos, menor nível desde fevereiro do ano passado. O comportamento do ICD é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

"A nova queda do ICD sugere continuidade da redução gradual da taxa de desemprego nos próximos meses. A dificuldade de se afastar do patamar ainda relativamente elevado mostra que a recuperação ainda tem um longo caminho pela frente", completou Tobler.

O Brasil terminou 2019 com 11,6 milhões de pessoas sem trabalho em dezembro e a menor taxa média de desemprego em três anos, porém com um mercado de trabalho marcado por recorde de informalidade, de acordo com dados do IBGE.

(Por Luana Maria Benedito)