IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro fecha dia em alta na China, mas tem maior perda semanal em 6 meses

07/02/2020 08h55

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro negociados na China subiram nesta sexta-feira, após a notícia de que as mineradoras australianas estavam se preparando para um ciclone tropical.

Mas a matéria-prima da siderurgia marcou sua maior perda semanal em seis meses, pressionada por preocupações com a epidemia de coronavírus.

O contrato de minério de ferro mais comercializado na bolsa de Dalian encerrou a sessão com alta de 0,4%, a 587 iuanes (84,09 dólares) por tonelada.

Com queda de 11% desde 3 de fevereiro, quando as negociações foram retomadas após um feriado prolongado do Ano Novo Lunar, o minério de ferro de Dalian registrou seu maior declínio semanal desde o início de agosto do ano passado.

As restrições de viagens adotadas na China continental, onde o número de mortos pela epidemia aumentou para 636, com 31.161 casos de infecções, interromperam a atividade econômica no principal produtor de aço e comprador de minério de ferro do mundo.

"Em um esforço para impedir a propagação da infecção, as autoridades da China estabeleceram barreiras que acabarão por enredar as cadeias de suprimentos, diminuir a confiança dos negócios e desacelerar o comércio internacional", escreveram os estrategistas da ANZ em nota.

Cerca de 90% dos principais portos de minério de ferro da China estão nas províncias que têm restrições de viagem ou ainda estão de férias prolongadas, disseram eles.

"Para complicar as coisas, um ciclone tropical está agora se aproximando da costa de Pilbara, lar do maior porto de minério de ferro da Austrália", acrescentaram.

As mineradoras de minério de ferro na Austrália, como a Rio Tinto e o BHP Group, entre os maiores fornecedores da China, disseram estar se preparando para um ciclone tropical que atingirá o país no fim de semana.