IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Canadian Solar obtém R$225 mi do Banco do Nordeste para projeto solar

10/02/2020 11h10

SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante de equipamentos e investidora em energia solar Canadian Solar anunciou que obteve um empréstimo de 225,2 milhões de reais do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para financiar um empreendimento de geração no país.

Os recursos serão utilizados no complexo solar de Lavras, com 152,4 megawatts em capacidade, informou a companhia em comunicado nesta segunda-feira.

A companhia obteve contratos de 20 anos para venda da produção do complexo de Lavras, no Ceará, em um leilão para novos projetos de geração realizado pelo governo brasileiro em abril de 2018.

"O projeto deve ter a construção iniciada no segundo trimestre de 2020 e entrar em operação comercial em 2021", disse a Canadian Solar em nota.

A empresa canadense disse que o empréstimo do BNB terá prazo de 21 anos, com dívida atrelada ao IPCA, e que a usina será equipada com módulos solares da própria Canadian Solar.

A companhia já assegurou desde o início de 2019 um total de 1 bilhão de reais em financiamentos junto ao BNB para seus empreendimentos solares no Brasil.

O projeto de Lavras faz parte de um portfólio de ativos cujo controle foi vendido pela Canadian Solar ao grupo Nebras Power, do Catar.

A Nebras, uma joint venture entre Qatar Electricity and Water Company (QEWC) e Qatar Holding, investe nos setores de eletricidade e água e ficou com 80% desses projetos da Canadian Solar no Brasil após o negócio, concluído em agosto de 2019.

A operação entre Canadian Solar e Nebras envolveu projetos com capacidade instalada total de 482,6 megawatts-pico (MWp).

(Por Luciano Costa)