IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moral do investidor da zona do euro recua em fevereiro por temores sobre coronavírus, diz Sentix

10/02/2020 09h41

BERLIM (Reuters) - A moral dos investidores da zona do euro caiu pela primeira vez em quatro meses em fevereiro, devido ao temor de que a China não conseguirá conter o surto de coronavírus, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O índice do Sentix para a zona do euro caiu para 5,2, ante 7,6 em janeiro. A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda para 4,1.

A ligeira queda reflete o fato de os investidores acharem que o dano econômico causado pelo novo vírus se limitou principalmente à China, disse o chefe do Sentix, Manfred Huebner, acrescentando que a economia global está recebendo impulso dos Estados Unidos.

"O surto do coronavírus e as subsequentes medidas drásticas tomadas pelo governo chinês lançaram uma sombra sobre as perspectivas econômicas", disse Huebner. "Felizmente, até agora o efeito é limitado."

Refletindo esses temores, um sub-índice que mede as expectativas dos investidores na zona do euro caiu para 6,5, ante 9,8 em janeiro.

Embora a moral se deteriore na Ásia e na zona do euro, o cenário é diferente nos Estados Unidos, que mostra resiliência, mostrou a pesquisa. O índice da maior economia do mundo subiu para 20,3, ante 15,9 em janeiro, atingindo seu nível mais alto desde novembro de 2018.

(Por Joseph Nasr)