IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pavimentação da BR-163 no Pará duplicará transporte de grãos em 5 anos, vê Abiove

14/02/2020 16h53

SÃO PAULO (Reuters) - A inauguração da pavimentação de trecho da BR-163, no Pará, pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira, permitirá que o transporte de grãos (soja e milho) pelo corredor logístico ao norte do país duplique no prazo de cinco anos, garantindo uma exportação mais competitiva ao Brasil, com custos rodoviários até 20% mais baixos, avaliou a associação Abiove.

Os volumes passariam dos atuais 10 milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas até 2025, aumentando gradativamente ano a ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Isso porque a Abiove avalia que os custos de transporte na BR-163 devem ficar entre 15% e 20% menores, com a pavimentação do trecho de 51 quilômetros entre os municípios de Moraes Almeida (PA) e de Novo Progresso (PA), que agilizará o transporte numa região na qual os caminhoneiros antes perdiam dias em atoleiros na época das chuvas, que coincide com o período de escoamento da safra.

Com a pavimentação, os grãos produzidos em Mato Grosso, principal produtor de soja e milho do Brasil, chegarão sem tantos percalços até Itaituba (PA), onde está situado o porto fluvial de Miritituba, que despacha as barcaças com produtos até os portos exportadores no Rio Amazonas.

"A finalização do trecho irá estimular os embarques por meio dos terminais construídos pelas nossas associadas no Norte do país, aumentando a produtividade, estimulando o desenvolvimento da região e a geração de divisas de exportação", disse economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral, em nota.

"Esperamos agora pela concessão do trecho à iniciativa privada com a inclusão dos acessos aos terminais de Miritituba e Santarenzinho, passo fundamental para garantir a adequada manutenção e oferta de serviços necessários em trechos com fluxo intenso de cargas como é o caso da BR-163", acrescentou Amaral.

A conclusão da BR-163/MT/PA, cuja construção começou na década de 1970 e foi por vezes interrompida. O trecho inaugurado nesta sexta-feira foi concluído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército Brasileiro, com investimentos de cerca de 158 milhões de reais, em 2019, segundo o Ministério de Infraestrutura.

A pavimentação da BR-163 deverá beneficiar não somente as empresas e produtores que contratam o frete, mas também caminhoneiros, disse durante a cerimônia de inauguração o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Ele que ressaltou ainda durante discurso que o governo deverá avançar para melhorar a logística da região, estimulando a implementação da Ferrogrão, entre os municípios de Cuiabá e Santarém (PA), e da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).

(Por Roberto Samora)