IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento alemão permanecerá fraco no 1° tri com impacto de coronavírus, diz BC

17/02/2020 09h21

FRANKFURT (Reuters) - O crescimento econômico alemão continuará fraco no primeiro trimestre de 2020, pressionado pelas exportações fracas e pelo surto de coronavírus na China, informou o Bundesbank, banco central do país, em um relatório econômico regular nesta segunda-feira.

A maior economia da Europa estagnou no quarto trimestre e cresceu apenas 0,6% em todo o ano passado, quando seu vasto setor manufatureiro entrou em recessão, espalhando pessimismo por grande parte da zona do euro.

"Para o primeiro trimestre de 2020, não há sinais de uma mudança fundamental na economia alemã", afirmou o Bundesbank. "Com o surgimento do coronavírus na China no início de 2020, uma nova camada de risco foi adicionada".

O banco acrescentou que o vírus pode atrapalhar as cadeias globais de valor e levar a gargalos de entrega para as empresas alemãs.

A economia alemã permanecerá impulsionada pelo consumo interno, graças ao aumento dos salários, um mercado de trabalho robusto e um forte setor de construção.

Mas a indústria pesará sobre o crescimento, mesmo que os indicadores de sentimento na virada do ano pareçam mais benignos, sugerindo alguma melhora.