PUBLICIDADE
IPCA
0,25 Fev.2020
Topo

"Queremos ouvir": Lagarde inicia turnê do BCE

24/02/2020 12h02

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu anunciou nesta segunda-feira que está lançando uma turnê para coletar comentários de cidadãos da zona do euro, parte dos esforços de sua nova chefe Christine Lagarde para engajar o público à medida que o BCE realiza uma ampla revisão da política monetária.

A própria Lagarde participará do lançamento da campanha nas prefeituras - apelidada de "BCE Escuta" depois de um evento semelhante realizado pelo Federal Reserve dos EUA no ano passado - em Bruxelas, em 26 de março. Cada um dos 19 bancos centrais nacionais da zona euro foi instruído a realizar pelo menos uma dessas reuniões, que ocorrerá principalmente na primeira metade do ano.

"Queremos ouvir as opiniões, expectativas e preocupações do público com a mente aberta", disse Lagarde em comunicado.

A iniciativa ilustra uma mudança acentuada de estilo para o BCE sob Lagarde, uma ex-política com tendência a relações públicas que substituiu Mario Draghi como presidente do banco central da zona do euro em novembro.

É também uma indicação do dilema em que o BCE se encontra sobre a adequação dos dados de inflação que usou para justificar trilhões de euros em estímulo monetário para apoiar a economia da Europa.

O BCE lançou sua revisão no mês passado, um mergulho profundo na incursão do banco em políticas não convencionais após a crise da dívida na zona do euro que provavelmente trará uma redefinição de sua meta de inflação.

(Reportagem de Balazs Koranyi e Francesco Canepa)

Economia