IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump e Modi esperam que negociações levem a 1ª fase de acordo comercial EUA-Índia, diz Casa Branca

26/02/2020 10h42

(Reuters) - O presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, concordaram em concluir "prontamente" as negociações comerciais em curso que ambos esperam poder levar à primeira fase de um acordo comercial bilateral EUA-Índia, informou a Casa Branca.

A declaração ocorre após a visita de Trump à Índia em 24 e 25 de fevereiro, durante a qual o presidente dos EUA conseguiu a venda de 3 bilhões de dólares em equipamentos militares para a Índia.

Na terça-feira, Trump criticou a Índia por suas tarifas altas.

"A Índia é provavelmente a nação com as tarifas mais altas do mundo", disse ele.

Antes da viagem do presidente dos EUA, os negociadores dos dois lados discutiram por meses para diminuir as diferenças sobre produtos agrícolas, materiais médicos, comércio digital e novas tarifas.

"Se o acordo acontecer com a Índia, será no final deste ano e, se não acontecer, faremos outra coisa", disse Trump na terça-feira. Ele afirmou que o país quer ser tratado com justiça e ter acesso recíproco ao mercado indiano.

Separadamente, a viagem de Trump coincidiu com violentos confrontos na capital indiana entre grupos hindus e muçulmanos sobre uma nova lei de cidadania na Índia, com a violência resultando em muitas mortes.

(Reportagem de Kanishka Singh)