IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro diz que vida segue normal depois de anunciar teste negativo para coronavírus

13/03/2020 12h40

Por Pedro Fonseca e Debora Moreira

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro teve resultado negativo para o exame de coronavírus a que foi submetido depois de um membro de sua comitiva que viajou aos Estados Unidos ter confirmada infecção pelo Covid-19, informou o presidente nas redes sociais nesta sexta-feira.

"HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro", disse Bolsonaro na publicação, acompanhada de uma foto dele fazendo gesto de "banana" com os braços diante de microfones da imprensa.

"Parem de acreditar na mídia fake news! Eles que precisam de vocês!", acrescentou o presidente em outra mensagem.

As siglas citadas pelo presidente na publicação referem-se ao Hospital das Forças Armadas e ao laboratório Sabin.

Bolsonaro foi testado para coronavírus na quinta-feira, depois que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que o acompanhou na viagem oficial aos EUA, teve confirmada infecção pela doença.

Antes da divulgação do resultado do exame, o médico Leandro Echenique disse à Reuters que o presidente estava sem qualquer sintoma.

"Ele está sem febre, sem tosse e está bem", disse Echenique, que faz parte da equipe que acompanha o estado de saúde de Bolsonaro desde que o presidente sofreu um ataque à faca em 2018.

Ao deixar o Palácio da Alvorada em direção ao Palácio do Planalto, o presidente falou rapidamente a apoiadores e procurou mostrar normalidade, apesar de evitar cumprimentar as pessoas.

"Apesar de meu teste ter dado negativo, eu não vou apertar a mão de vocês... a gente evita qualquer problema", disse o presidente após deixar o carro e acenar para as pessoas que o aguardavam.

"A vida segue normal, temos muitos desafios pela frente, muitos problemas para resolver", acrescentou.

Bolsonaro ficou pouco tempo no Planalto.

Toda a comitiva presidencial que viajou com Bolsonaro também está sendo monitorada, o que inclui a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ministros e parlamentares, entre eles o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é filho do presidente.

Integrante da comitiva, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, disse nas redes sociais que seu teste para Covid-19 também deu resultado negativo.

(Por Pedro Fonseca e Debora Moreira, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)