IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço médio da gasolina e do diesel nos postos cai na semana; etanol tem alta

13/03/2020 20h20

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços médios da gasolina e do diesel recuaram nos postos na semana encerrada nesta sexta-feira, enquanto as cotações do etanol tiveram leve avanço, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O movimento de baixa, mais intenso no caso do diesel, combustível mais consumido do Brasil, ocorre em meio a uma derrocada das cotações internacionais do petróleo por impactos do coronavírus sobre a demanda global e por uma guerra de preços entre sauditas e russos pelo mercado da commodity.

A estatal Petrobras anunciou na quinta-feira uma redução de 6,5% no diesel e de 9,5% na gasolina em suas refinarias, válida a partir desta sexta-feira, adotando política de seguir variações dos preços do petróleo no mercado internacional e do câmbio.

Com os novos reajustes, a estatal acumula corte de 23,4% nos preços do diesel e de 20,6% na gasolina ao longo de 2020, de acordo com informações da Petrobras e cálculos da Reuters.

Nos postos, o preço médio do diesel na semana foi de 3,618 reais por litro, queda de 1,17% frente à semana anterior.

A gasolina fechou em média a 4,515 reais por litro, com retração de 0,35%.

Já o etanol teve alta de 0,12%, para média de 3,253 reais por litro, segundo os dados da ANP, em meio à entressafra no centro-sul, principal região produtora de cana do país.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não são imediatos e ainda dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda, e mistura de biocombustíveis.

(Por Luciano Costa)