PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

AgRural reduz estimativa para safra de soja 19/20 do Brasil diante de perdas no RS

16/03/2020 15h32

SÃO PAULO (Reuters) - A AgRural revisou sua estimativa para a safra de soja 2019/20 do Brasil para 124,3 milhões de toneladas, ante 125,6 milhões de toneladas vistas na projeção anterior, devido especialmente às perdas pela seca no Rio Grande do Sul, disse a consultoria nesta segunda-feira.

Segundo a AgRural, o tempo quente e seco deve levar o Estado do Sul do país a registrar nesta temporada a menor produtividade desde 2011/12, embora as perdas gaúchas sejam "parcialmente compensadas por altas produtividades em outros Estados".

"A falta de chuva e as altas temperaturas seguem pesando sobre as lavouras mais tardias do Rio Grande do Sul, que já sofreu três cortes consecutivos de produtividade desde o início do ano, e também em alguns pontos de Santa Catarina", afirmou a AgRural em nota, ponderando que há chuva prevista para ambos os Estados nos próximos dias.

A Reuters noticiou na semana passada que a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) projeta perdas de até 50% na safra gaúcha da oleaginosa, enquanto a Emater estima uma redução de 32% em relação às previsões iniciais para a temporada.

COLHEITA

De acordo com a AgRural, a colheita da safra brasileira na atual temporada atingia na última quinta-feira 59% da área plantada, avanço de nove pontos percentuais em relação à semana anterior.

O número supera a média de cinco anos para o período (57%), mas não o ritmo de trabalhos do ano passado neste momento (63%), disse a consultoria.

(Por Gabriel Araujo)