IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Associação chinesa alerta sobre risco de especulação no mercado de minério de ferro

16/03/2020 08h19

PEQUIM (Reuters) - A Associação de Ferro e Aço da China (CISA) alertou sobre riscos de especulação no mercado de minério de ferro, uma vez que a tendência para os índices de preços da commodity está se desviando dos fundamentos de oferta e demanda e do mercado spot, publicou a agência estatal de notícias Xinhua no domingo.

O índice de referência Platts do minério de ferro teve uma alta de cerca de 15% desde o final dos feriados no país até a última sexta-feira, disse o vice-presidente do conselho da CISA, Luo Tiejun, em entrevista à Xinhua, acrescentando que os preços para produtos de aço caíram 9% entre 3 de fevereiro e 13 de março.

"Os preços do minério de ferro cresceram 20% no mesmo período do ano passado devido ao desastre em uma barragem de rejeitos no Brasil", disse Luo. "Agora eles subiram obviamente de novo, guiados mais por capital e sentimento."

Os preços do minério de ferro têm estado voláteis desde o final de janeiro, quando o coronavírus começou a se disseminar pela China e impactou as atividade econômicas.

O contrato mais ativo dos futuros do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para maio, caiu para perto de mínima de três meses no início de fevereiro, mas se recuperou com alta de 13% desde 10 de fevereiro.

O dirigente da CISA sugeriu que a compilação do índice de preços spot do minério de ferro deveria ser baseada em preços de transações reais no mercado spot, sem impacto de derivativos financeiros como futuros e swaps.

Ele também pediu para que reguladores supervisionem estritamente os índices de preços do minério e as negociações spot e de futuros, agindo em caso de irregularidades ou especulação excessiva.

A CISA teve uma teleconferência com um representante da brasileira Vale em Xangai, que defendeu que a epidemia de coronavírus não causou nenhum impacto concreto nas operações e logística da empresa, disse a associação em seu site na última semana.

(Por Min Zhang e Shivani Singh)