IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Turquia antecipa reunião e corta juros em um 1 p.p

17/03/2020 09h00

ISTAMBUL (Reuters) - O banco central da Turquia cortou sua principal taxa de juros em 1 ponto percentual nesta terça-feira em uma reunião de política monetária mais cedo do que o planejado, e adotou medidas para sustentar os mercados financeiros para compensar o impacto negativo do coronavírus.

Em seu sétimo corte de juros consecutivo em um agressivo ciclo de afrouxamento para impulsionar o crescimento econômico, o banco cortou sua taxa de recompra de uma semana para 9,75% de 10,75%.

O comitê de política monetária do banco central disse que, apesar da recente queda na lira turca, o intenso recuo nos preços de commodities aliado à desaceleração econômica ajudará a reduzir a inflação do país mais do que o esperado.

A principal medida de inflação da Turquia subiu acima de 12%.

"Para conter os efeitos negativos da pandemia de coronavírus sobre a economia turca, é de crucial importância garantir o funcionamento saudável dos mercados financeiros, o canal de crédito e os fluxos de dinheiro das empresas", disse o banco.

O banco ainda apresentou medidas, incluindo a provisão de liquidez em lira com juros 150 pontos básicos abaixo da taxa de recompra de uma semana, através de leilões de recompra com vencimento de até 91 dias.

(Reportagem de Ali Kucukgocmen)