IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BP se prepara para estocar combustível de aviação no mar diante de excesso de oferta

18/03/2020 15h49

Por Ron Bousso e Jonathan Saul

LONDRES (Reuters) - A BP realizou o afretamento provisório de um navio-tanque com capacidade para 60.000 toneladas para estocar combustível de aviação no mar a partir desta semana, disseram fontes do mercado nesta quarta-feira, após um colapso na demanda proveniente do setor aéreo devido à pandemia de coronavírus.

As margens para refino de combustível de aviação na Ásia e os preços do produto na Europa atingiram nesta semana mínimas recordes, conforme as companhias aéreas reduzem drasticamente suas rotas.

A BP reservou de forma provisória o navio Stena Polaris para armazenar combustível de aviação por de 40 a 60 dias, a partir de 20 a 22 de março, a uma taxa de 25.500 dólares por dia, segundo fontes comerciais e do setor marítimo.

Um porta-voz da petroleira se recusou a comentar.

A queda na demanda por combustível de aviação deve ser de cerca de 2,2 milhões de barris por dia, de acordo com Robert Campbell, chefe de Produtos de Petróleo da consultoria Energy Aspects.

"Com os estoques europeus de querosene a níveis quase recordes, o armazenamento flutuante é uma possibilidade para o excesso de combustível de aviação, embora devido às rígidas especificações de qualidade os operadores tendam a ser relutantes em relação ao armazenamento de longo prazo, dado o risco de contaminação", afirmou Campbell.