IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chuvas ajudam soja no norte da Argentina, mas projeção para safra pode cair, diz bolsa

19/03/2020 17h03

BUENOS AIRES (Reuters) - Chuvas registradas nos últimos dias melhoraram as condições da soja no norte da Argentina, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), embora tenha acrescentado que poderá reduzir sua previsão para a safra, de 52 milhões de toneladas, pela chegada tardia das precipitações.

Na semana passada, a BCBA diminuiu a estimativa de produção argentina da oleaginosa, antes projetada em 54,4 milhões de toneladas, devido às altas temperaturas e precipitações limitadas, que afetaram o país entre o final de fevereiro e o início de março.

"Essa recuperação hídrica é oportuna em setores do NEA (nordeste argentino), mas chega tarde ao centro e ao sul da região agrícola", disse a bolsa em relatório semanal de cultivos, no qual acrescentou que não descarta "futuras reduções em função dos rendimentos registrados".

A colheita da oleaginosa na Argentina, maior exportadora global de óleo e farelo de soja, terá início nos próximos dias.

Em relação ao milho, cuja safra foi estimada em 50 milhões de toneladas, a BCBA disse que as chuvas recentes ajudaram a melhorar o estado das áreas semeadas de maneira tardia, mas que causaram atrasos na colheita, que possui 13,6% concluídos.

(Reportagem de Maximilian Heath)