IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cyrela tem alta de 28,5% no lucro do 4º tri; mesmo com queda na receita

19/03/2020 18h03

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A construtora e incorporadora Cyrela teve aumento do lucro no quarto trimestre, beneficiada pela fraca base de comparação anual, mesmo num período de menores vendas.

A companhia anunciou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 149 milhões de reais de outubro a dezembro, montante 28,5% superior ao de igual etapa de um ano antes. O número veio pouco acima dos 140,7 milhões de reais da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv.

A receita líquida do trimestre, de 1,23 bilhão de reais, foi 7,4% menor no comparativo anual, refletindo o desempenho mais fraco em empreendimentos do programa de habitação popular Minha Casa Minha Vida, que não tinha contrato de crédito assinado e por isso não teve reconhecidos lançamentos no trimestre.

Em janeiro, a Cyrela havia informado resultado preliminares, revelando queda de 15,5% nas vendas do trimestre, para 2,06 bilhões de reais.

No entanto, a empresa apresentou geração de caixa de 245 milhões de reais no quarto trimestre, volume bem acima dos 137 milhões gerados um ano antes.

Mas a dívida líquida da companhia atingiu 851 milhões de reais no fim de 2019, alta de 22,3% em três meses.

No relatório, mencionando os problemas causados pela epidemia de coronavírus, a Cyrela afirmou ter "sólida posição de caixa e alavancagem confortável, o que garante tranquilidade na condução dos negócios em um ambiente mais incerto".