IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar fecha em queda com exterior, mas segue acima de R$5

25/03/2020 17h29

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta quarta-feira, mas novamente defendeu a linha dos 5 reais, com a baixa da moeda desacelerando durante a tarde conforme investidores perceberam persistentes divergências no debate para aprovação de pacote trilionário nos EUA para mitigar os efeitos da crise do coronavírus.

Toda a expectativa se volta para a aprovação de um pacote de 2 trilhões de dólares em ajuda econômica a empresas e cidadãos norte-americanos. Já foi anunciado acordo entre o governo Trump e o Congresso dos EUA para dar passagem ao projeto. Mas ao longo da tarde a demora na aprovação pelo Senado e comentários de parlamentares de lá adicionaram alguma cautela.

Mais estímulo fiscal nos EUA é visto por vezes como um fator positivo ao dólar, mas analistas do Morgan Stanley explicam que desta vez o evento tende a ser negativo para a moeda, o que explica a baixa recente do dólar frente a vários rivais.

"Vemos como negativo ao dólar na medida em que isso ajuda a compensar forças deflacionárias globais e adiciona uma sustentável fonte de liquidez em dólar e demanda importada dos EUA ao sistema global", disseram estrategistas do banco em nota.

O dólar à vista fechou em queda de 0,96%, a 5,0334 reais na venda, depois de na mínima do dia ser cotado a 4,9735 reais.

Na B3, o dólar futuro tinha baixa de 1,14%, a 5,0440 reais.

O Banco Central voltou a realizar leilões de câmbio nesta sessão, mas apenas para rolagem de linhas no valor de 3,3 bilhões de dólares.

Nesta quarta, o dólar caía 1,2% contra o rand sul-africano, 1,8% ante o dólar canadense e 3,6% frente ao peso mexicano, divisas sensíveis ao cenário de risco.