IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Faturamento da Cooxupé sobe 10,7% em 2019, para R$ 4,2 bi; assembleia é cancelada ante vírus

25/03/2020 19h17

SÃO PAULO (Reuters) - A Cooperativa Regional de Cafeicultores e Guaxupé (Cooxupé) registrou faturamento de 4,2 bilhões de reais no ano passado, alta de 10,7% ante os 3,793 bilhões obtidos em 2018, informou a cooperativa nesta quarta-feira considerando dados auditados pela PwC Brasil.

Foram recebidos 5,1 milhões de sacas de 60 quilos do grão tipo arábica em 2019 e as vendas alcançaram 6,4 milhões, somados os volumes destinados aos mercados interno e externo.

O total exportado pela Cooxupé atingiu 5,4 milhões de sacas, para mais de 50 países.

Quanto ao segmento de cafés especiais, a cooperativa destacou que a SMC Specialty Coffees - empresa controlada pela Cooxupé com atuação neste mercado - exportou mais de 85 mil sacas.

O resultado financeiro (lucro) da cooperativa ficou em 156,37 milhões de reais, enquanto o segmento de café gourmet registrou 4,32 milhões de reais. Com isso, o resultado consolidado da cooperativa foi de 160,7 milhões de reais.

Segundo a cooperativa, ainda em 2019, os investimentos em ampliações, obras e reformas somaram mais de 42 milhões de reais.

"Conseguimos alcançar nossas metas mesmo em um ano em que o clima teve fundamental influência nas lavouras cafeeiras, gerando quebra de safra”, disse em nota o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

A Cooxupé tem atuação nas regiões do sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e média mogiana de São Paulo. Com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cooperativa ressaltou que o volume de café recebido em 2019 representa 15% da produção nacional de café arábica.

CORONAVÍRUS

Também nesta quarta-feira, Cooxupé anunciou o cancelamento da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que aconteceria em 27 de março, sem nova data para realização.

“Essa medida aprovada pelo Conselho de Administração da cooperativa visa evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus (Covid - 19), atendendo a decretos tanto da Prefeitura Municipal de Guaxupé quanto do Governo do Estado de Minas Gerais”.

(Por Nayara Figueiredo)