IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumo de energia no Brasil deve cair 0,9% em 2020 com coronavírus, diz ONS

27/03/2020 18h19

SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia elétrica no Brasil deve recuar 0,9% em 2020, em meio a efeitos da pandemia de coronavírus sobre a demanda, projetaram nesta sexta-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a estatal Empresa de Pesquisa Energética e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A previsão marca importante virada frente às expectativas anteriores, que apontavam para crescimento de 4,2% no consumo, o que se confirmado seria o melhor desempenho desde 2013.

"Em decorrência da adoção de quarentenas em diversas regiões do país, a atividade econômica teve recuo significativo. A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) foi revista para zero, o que influencia diretamente no consumo de energia", afirmaram os órgãos do setor elétrico em nota.

"A carga, que estava inicialmente prevista para ser de 70.825 megawatts médios, agora está estimada em 67.249 MW médios", acrescentou.

A carga de energia do sistema elétrico interligado do Brasil deve ter recuo de 8,1% em abril, apontou mais cedo o ONS.

Desde o agravamento da epidemia no Brasil, em meados deste mês, medidas de isolamento adotadas por governos e prefeituras têm levado a carga de energia a registrar durante a semana níveis geralmente vistos aos sábados e domingos antes da disseminação do vírus, conforme reportou a Reuters, nesta semana.

(Por Luciano Costa)