IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Companhias aéreas pedem que EUA liberem ajuda financeira rapidamente

30/03/2020 09h39

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - As principais companhias aéreas dos Estados Unidos pediram ao Tesouro do país que agisse rapidamente para liberar 58 bilhões de dólares em subsídios e empréstimos do governo.

Em uma carta datada de sábado e vista pela Reuters, as companhias escreveram que "dada a necessidade urgente e imediata, é essencial que esses fundos sejam concedidos o mais rápido possível".

A carta foi assinada pelos presidentes-executivos da American Airlines , Delta Air Lines , United Airlines, Alaska Air Group , JetBlue Airways , Southwest Airlines , Hawaiian Airlines e Atlas Air Worldwide . Também foi assinado por executivos seniores da UPS e FedEx e pelo chefe de uma associação comercial de companhias aéreas.

A lei de estímulo e assistência de 2,2 trilhões de dólares assinada pelo presidente Donald Trump concede às companhias aéreas um resgate de 25 bilhões de dólares em dinheiro para cobrir custos com folhas de pagamento e 25 bilhões em empréstimos, enquanto transportadoras de carga são elegíveis para 4 bilhões de dólares em subsídios e 4 bilhões em empréstimos.

As companhias aéreas ameaçavam começar a demitir dezenas de milhares de funcionários em poucos dias se não obtivessem um resgate. O Tesouro terá o prazo de 1º de abril para emitir procedimentos para as companhias aéreas solicitarem os subsídios.

As companhias aéreas disseram que o Tesouro deve alocar subsídios de acordo com salários e benefícios pagos pelas companhias de 1 de abril a 30 de setembro de 2019 e arquivados no Departamento de Transportes dos EUA.

O Tesouro não respondeu no domingo a um pedido de comentário sobre a carta.