IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Futuros do minério de ferro na China caem por dúvidas sobre estímulos

30/03/2020 08h52

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China e em Cingapura caíram nesta segunda-feira, em meio a novas dúvidas sobre se massivas medidas de estímulo ao redor do mundo serão suficientes para impulsionar a economia global após impactos da pandemia de coronavírus.

Preocupações com a demanda também atingiram os futuros na China, que responde por mais de metade da capacidade de produção de aço global e é a principal exportadora de metais ferrosos.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian, para maio, fechou em queda de 2,3%, a 645,50 iuanes (90,95 dólares) por tonelada, após ter chegado a cair até 3,3%.

O primeiro contrato na bolsa de Cingapura, para abril, caiu 2,9%.

O pacote de estímulos de 2 trilhões de dólares dos Estados Unidos e grandes planos em outros lugares não conseguiram aliviar preocupações com os danos econômicos por prolongadas e intensas ações de combate ao vírus.

"Com o mundo entrando em quarentena, os preços de commodities desabaram e ativos de risco também devem ficar vulneráveis esta semana, à medida que o vírus continua a se espalhar", disseram economistas da ING, Praemash Sakpal e Nicholas Mapa, em nota.

Temores sobre impactos das quarentenas sobre a oferta de minério, que haviam impulsionado os preços, parecem ter em parte passado, com a mineradora Rio Tinto afirmando que sua equipe em Xangai voltará à atividade, uma vez que a China tem se recuperado da pandemia.

No aço, o contrato mais ativo do vergalhão na bolsa de Xangai caiu 1,5%.