IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI diz que envolvimento com Argentina segue "muito produtivo"

22/04/2020 17h06

WASHINGTON (Reuters) - As discussões do Fundo Monetário Internacional com a Argentina têm sido muito produtivas e o Fundo está disposto a fazer o possível para ajudar a economia argentina a se recuperar em uma base sólida, disse uma autoridade do FMI nesta quarta-feira a jornalistas.

O FMI está acompanhando de perto as discussões da Argentina com seus credores e espera que seja possível um acordo para restaurar a sustentabilidade da dívida do país sul-americano, afirmou o funcionário.

A Argentina, dominada por uma recessão nos últimos dois anos, está correndo para evitar um nono default, mesmo quando a pandemia de coronavírus, que se espalha rapidamente, deve desencadear uma desaceleração mais profunda em sua economia.

Na semana passada, a Argentina apresentou uma proposta para reestruturar cerca de 66,2 bilhões de dólares de sua dívida externa, que incluiria uma moratória de três anos nos pagamentos e reduziria o pagamento de cupons em cerca de 62%.

"Continuamos acompanhando as discussões em andamento que a Argentina está tendo com credores privados. Acho que esperamos que, em algum momento, seja possível chegar a um acordo que restaure a sustentabilidade da dívida", disse a autoridade do FMI.

O funcionário acrescentou que o credor global está explorando opções para ajudar países como a Argentina que enfrentam desafios de dívida, ao mesmo tempo que segue suas próprias diretrizes rígidas destinadas a proteger os recursos do fundo.

"Estamos tentando explorar todas as vias para ver o que podemos fazer para ajudar", disse a autoridade, mas se recusou a fornecer mais detalhes.

(Reportagem de Andrea Shalal)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7729))

REUTERS CA MPP