PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

BC do Japão estuda compra ilimitada de títulos na próxima reunião, diz Nikkei

23/04/2020 11h48

(Reuters) - O banco central do Japão discutirá a redução de seu limite de compras de títulos do governo na próxima reunião de política monetária, em 27 de abril, afirmou o jornal Nikkei, em tentativa de proteger a economia contra a forte crise causada pelo surto de coronavírus.

O Banco do Japão também considerará um aumento acentuado na quantidade de papéis comerciais e títulos corporativos que compra, disse o Nikkei nesta quinta-feira, sem dizer onde conseguiu as informações.

As medidas destacam o dilema enfrentado pelo banco central, que quer aumentar o apoio às empresas ao mesmo tempo em que evita cortes de juros, que poderiam incentivar as pessoas a deixarem suas casas para fazer compras e prejudicar os esforços do governo para conter o surto.

O Banco do Japão discutirá a remoção de seu teto para compras de títulos do governo, agora fixado em cerca de 80 trilhões de ienes (743 bilhões de dólares) por ano, disse o Nikkei, permitindo que o banco adquira a quantidade de dívida que considerar necessária.

Fontes disseram anteriormente à Reuters que, na revisão de juros da próxima semana, o banco deve adotar medidas adicionais para aliviar o aperto de financiamento das empresas afetadas pela pandemia, como aumentar as compras de títulos corporativos e papel comercial.