BC do Japão estuda compra ilimitada de títulos na próxima reunião, diz Nikkei
(Reuters) - O banco central do Japão discutirá a redução de seu limite de compras de títulos do governo na próxima reunião de política monetária, em 27 de abril, afirmou o jornal Nikkei, em tentativa de proteger a economia contra a forte crise causada pelo surto de coronavírus.
O Banco do Japão também considerará um aumento acentuado na quantidade de papéis comerciais e títulos corporativos que compra, disse o Nikkei nesta quinta-feira, sem dizer onde conseguiu as informações.
As medidas destacam o dilema enfrentado pelo banco central, que quer aumentar o apoio às empresas ao mesmo tempo em que evita cortes de juros, que poderiam incentivar as pessoas a deixarem suas casas para fazer compras e prejudicar os esforços do governo para conter o surto.
O Banco do Japão discutirá a remoção de seu teto para compras de títulos do governo, agora fixado em cerca de 80 trilhões de ienes (743 bilhões de dólares) por ano, disse o Nikkei, permitindo que o banco adquira a quantidade de dívida que considerar necessária.
Fontes disseram anteriormente à Reuters que, na revisão de juros da próxima semana, o banco deve adotar medidas adicionais para aliviar o aperto de financiamento das empresas afetadas pela pandemia, como aumentar as compras de títulos corporativos e papel comercial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.