IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Líderes da UE caminham para ajuda conjunta para recuperação diante de coronavírus

23/04/2020 14h23

BRUXELAS (Reuters) - Os líderes da União Europeia avançaram nesta quinta-feira em direção ao financiamento conjunto de uma recuperação econômica após a pandemia de coronavírus, concordando em pedir à Comissão Europeia que resolva os detalhes desse estímulo comum, disseram fontes da UE.

Fontes diplomáticas após a videoconferência dos 27 líderes do bloco disseram que a discussão foi menos amarga do que há um mês.

Mas as mesmas divergências foram claramente expressas por quatro países austeros UE - Áustria, Dinamarca, Suécia e Holanda - que se opõem à ajuda de recuperação por meio de subvenções.

A região mais ampla do norte, que também inclui a Alemanha, falou a favor de vincular um novo Fundo de Recuperação ao próximo Orçamento de longo prazo do bloco para 2021 a 2027, disseram as fontes.

Do outro lado da divisão estava o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que, de acordo com uma autoridade da UE, disse a seus colegas:

"O montante do Fundo de Recuperação deve ser de 1,5 trilhão de euros e fornecer subsídios aos Estados membros. As subvenções são essenciais para preservar o mercado único, condições equitativas e garantir uma resposta simétrica a um choque assimétrico."

Um diplomata da UE disse que "eles avançaram sem um verdadeiro consenso. Agora, cabe à Comissão resolver o problema".

(Por Gabriela Baczynska, Francesco Guarascio e Robin Emmott)