Líderes da UE caminham para ajuda conjunta para recuperação diante de coronavírus
BRUXELAS (Reuters) - Os líderes da União Europeia avançaram nesta quinta-feira em direção ao financiamento conjunto de uma recuperação econômica após a pandemia de coronavírus, concordando em pedir à Comissão Europeia que resolva os detalhes desse estímulo comum, disseram fontes da UE.
Fontes diplomáticas após a videoconferência dos 27 líderes do bloco disseram que a discussão foi menos amarga do que há um mês.
Mas as mesmas divergências foram claramente expressas por quatro países austeros UE - Áustria, Dinamarca, Suécia e Holanda - que se opõem à ajuda de recuperação por meio de subvenções.
A região mais ampla do norte, que também inclui a Alemanha, falou a favor de vincular um novo Fundo de Recuperação ao próximo Orçamento de longo prazo do bloco para 2021 a 2027, disseram as fontes.
Do outro lado da divisão estava o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que, de acordo com uma autoridade da UE, disse a seus colegas:
"O montante do Fundo de Recuperação deve ser de 1,5 trilhão de euros e fornecer subsídios aos Estados membros. As subvenções são essenciais para preservar o mercado único, condições equitativas e garantir uma resposta simétrica a um choque assimétrico."
Um diplomata da UE disse que "eles avançaram sem um verdadeiro consenso. Agora, cabe à Comissão resolver o problema".
(Por Gabriela Baczynska, Francesco Guarascio e Robin Emmott)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.