IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA impõem novas restrições a exportações para China

27/04/2020 12h18

(Reuters) - Os Estados Unidos divulgaram nesta segunda-feira mudanças de regras que impõem novas restrições às exportações para a China, incluindo componentes de aeronaves e muitos itens relacionados a semicondutores.

As novas regras exigirão licenças para que as empresas norte-americanas vendam determinados itens a entidades militares, mesmo que para uso civil, e eliminam uma exceção civil que permite que determinadas tecnologias dos EUA sejam exportadas sem licença, se forem para entidades e uso não militares.

As regras foram divulgadas para inspeção pública e serão publicadas no Registro Federal dos EUA na terça-feira.

Uma regra afetará as compras de entidades como o Exército de Libertação Popular da China, que está envolvido em atividades civis, como hospitais, de acordo com especialistas.

O governo também publicou uma proposta de mudança de regra que forçaria as empresas estrangeiras que transportam certos produtos norte-americanos para a China a buscar aprovação não apenas de seus próprios governos, mas também dos Estados Unidos.

As medidas ocorrem num momento em que as relações entre os Estados Unidos e a China se deterioram em meio ao surto do novo coronavírus.

(Reportagem de Karen Freifeld)