IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volkswagen retoma produção em maior fábrica da Europa

Krisztian Bocsi/Bloomberg
Imagem: Krisztian Bocsi/Bloomberg

27/04/2020 11h09

A Volkswagen , maior montadora do mundo em vendas, retomou nesta segunda-feira a produção em sua fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, mesmo com os estoques em todo o setor continuam aumentando à medida que a pandemia de coronavírus atinge a demanda.

Encorajada por uma queda nas taxas de contaminação, a Alemanha facilitou as regras de paralisação e as montadoras confiam na capacidade do país de rastrear e conter o coronavírus para colocar a maior economia da Europa de volta ao trabalho.

O Grupo Volkswagen, dono das marcas Skoda, Audi, Bentley, Porsche e Seat, também está reiniciando a produção em Portugal, Espanha, Rússia, África do Sul, República Tcheca e América do Sul nesta semana.

Seus planos seguem os movimentos das rivais Renault , Peugeot e FiatChrysler .

Em Wolfsburg, cerca de 8 mil funcionários começaram a produzir veículos nesta segunda-feira. Nesta semana, 1.400 carros serão produzidos, seguidos por 6 mil em 15 dias, informou a VW.

A capacidade de produção na fábrica de Wolfsburg estará em torno de 10% a 15%, e atingirá cerca de 40% dos níveis pré-crise na semana seguinte, disse Andreas Tostmann, membro do conselho da VW responsável pela produção.

"O reinício da produção na maior fábrica de automóveis da Europa após semanas parada é um símbolo importante para nossos funcionários, revendedores, fornecedores, para a economia alemã e para a Europa", disse Tostmann.