Fitch rebaixa Itália para "BBB-"; ministro diz que decisão não considera ações de UE/BCE
ROMA (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch cortou o rating de crédito da Itália para "BBB-" nesta terça-feira, dizendo que o rebaixamento reflete o impacto significativo da pandemia de coronavírus na economia do país.
A Fitch também mudou a perspectiva da Itália para "estável", de "negativa", acrescentando que a alteração se deve à visão da agência de que as compras líquidas de ativos pelo Banco Central Europeu (BCE) facilitarão substancial resposta fiscal do país à pandemia do Covid-19. (https://bit.ly/2VJl6a3)
Em reação, o ministro da Economia da Itália, Roberto Gualtieri, disse que o corte na nota de crédito não leva em devida conta as importantes decisões econômicas tomadas pela União Europeia (UE) e pelo BCE.
Em comunicado, Gualtieri disse que o governo está plenamente consciente da necessidade de reformar a economia e reduzir a dívida, acrescentando que os fundamentos econômicos são sólidos.
(Por Devbrat Saha e Gavin Jones)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.