IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

RD supera previsão de lucro no 1º tri; faz ofensiva digital após coronavírus

28/04/2020 21h24

SÃO PAULO (Reuters) - A RD superou previsões no resultado do primeiro trimestre, uma vez a manutenção de atividades de 95% de suas lojas e a escalada das vendas digitais ajudaram a maior rede de drogarias do país a superar o efeito econômico do coronavírus.

A dona das redes de drogarias Raia e Drogasil também informou ter iniciado um piloto de um braço de serviços de bem-estar, o Saúde em Dia, envolvendo consultas médicas via telemedicina, teleatendimento psicológico e verificador de sintomas via chatbot.

A RD afirmou ainda que avalia disponibilizar testes rápidos para Covid-19 em sua rede e que teve vendas "significaticamente acima do normal nas semanas anteriores às restrições" impostas para enfrentar a pandemia.

As declarações mostram a movimentação do setor, um dos poucos a manter as operações ativas em meio às medidas de isolamento, por ser considerado essencial, para lidar com o novo cenário em que as transações têm sido feitas principalmente por canais digitais.

A RD informou nesta terça-feira que teve lucro ajustado de 152,75 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 44,8% na comparação com um ano antes. Não ficou imediatamente claro se o número era comparável com a previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 131,14 milhões de reais.

O lucro incluindo efeitos não recorrentes foi de 145,84 milhões, alta de 42,9%.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado da RD de janeiro a março foi de 369,4 milhões de reais, ante previsão de analistas de 327,5 milhões de reais.

A margem Ebitda ajustada foi de 7,1%, uma expansão de 0,6 ponto percentual ano a ano.

A RD reiterou sua previsão de abrir 240 novas lojas em 2020, mesmo com os efeitos do coronavírus, embora tenha alertado que as aberturas de algumas novas lojas possam atrasar.

(Por Aluísio Alves)