IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acionistas da Vale aprovam dobrar remuneração da diretoria executiva em 2020

30/04/2020 17h10

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Acionistas da Vale aprovaram dobrar neste ano a remuneração da diretoria executiva da mineradora para 170,3 milhões de reais, em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta quinta-feira, segundo informou a ata da reunião, que foi realizada online.

Em 2019, a remuneração da diretoria da companhia foi de 85,4 milhões de reais, sendo reduzida quase pela metade na esteira do rompimento de uma de suas barragens em Brumadinho (MG), em janeiro daquele ano. Em 2018, o valor havia sido de 166,1 milhões de reais.

Na proposta da administração para a assembleia desta quinta-feira, a Vale explicou que a elevação da remuneração neste ano ocorreria diante de um aumento no número de membros previstos para a diretoria executiva.

Atualmente, a Vale tem seis diretores executivos em atividade e a posição de diretor estatutário de Metais Básicos está vaga no momento, embora seu preenchimento esteja previsto para 2020.

Além disso, a empresa pontuou que haverá a retomada do pagamento de remuneração variável aos executivos, os quais foram suspensos em 2019.

"Dessa forma, o valor da remuneração proposta para 2020 inclui as parcelas suspensas e não pagas em 2019, com exceção de parcelas de remuneração variável de executivos que tenham sido afastados dos seus respectivos cargos em função das investigações em curso", disse a empresa.

A remuneração total aprovada para os administradores da Vale em 2020, incluindo conselho de administração, diretoria executiva, conselho fiscal e comitês, foi de 201,7 milhões de reais em 2020, contra 113 milhões no ano passado.

Segundo a empresa, houve um aumento do número médio de membros que compõem os comitês de assessoramento, reajuste nos honorários de membros do conselho de administração e comitês de assessoramento, dentre outras questões.

Na assembleia desta quinta-feira, os acionistas também aprovaram a eleição de 12 membros para o conselho de administração, de acordo com a ata da assembleia.

Os conselheiros eleitos são José Maurício Coelho, Fernando Jorge Gomes, Eduardo Rodrigues Filho, Isabella Saboya, José Luciano Penido, Marcel Barros, Marcelo Gasparino, Murilo Passos, Oscar Camargo, Roger Downey, Sandra Guerra e Toshiya Asahi.

(Por Marta Nogueira)