IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Colômbia reduz juro a 3,25% e anuncia mais medidas de liquidez

30/04/2020 16h46

BOGOTÁ (Reuters) - O comitê do banco central da Colômbia reduziu, por unanimidade, a taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 3,25%, nesta quinta-feira, à medida que os formuladores da política monetária tentam impulsionar a economia conforme uma quarentena nacional, em decorrência do coronavírus, continua.

O comitê também anunciou medidas adicionais de liquidez destinadas a reforçar a economia, incluindo uma nova venda de dólares em uma operação a termo no valor de até 1 bilhão de dólares.

O BC já tem adotado uma infinidade de medidas de liquidez destinadas a auxiliar o país a enfrentar os efeitos do Covid-19, incluindo a redução de alíquotas de depósito compulsório bancário em mais de 2 bilhões de dólares.

A autoridade monetária também irá renovar contratos que expiram antes de 30 de maio, informou o comitê no comunicado, e continuará com os leilões de swap de até 400 milhões de dólares, entre outras medidas.

"Desta vez, é muito mais difícil em relação ao passado mencionar algo sobre o futuro das taxas de juros", afirmou Juan José Echavarría, presidente do BC colombiano, em entrevista coletiva virtual.

(Por Nelson Bocanegra, Oliver Griffin e Juli Symmes Cobb)