PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Alemanha precisa ajudar outros países da UE a se reerguerem, diz Merkel

12/05/2020 16h40

BERLIM (Reuters) - A Alemanha precisa ajudar seus vizinhos da União Europeia (UE) a reavivar suas economias após a crise de coronavírus, afirmou a chanceler do país, Angela Merkel, em uma reunião com parlamentares de seu bloco conservador nesta terça-feira, segundo vários participantes.

É essencial para a Alemanha, como nação exportadora, que seus parceiros da UE também se saiam bem, disse Merkel aos parlamentares, falando sobre um programa de reconstrução da UE, cuja escala e financiamento estão em aberto.

A Alemanha é o país europeu que teve mais êxito em conter a propagação do vírus, obtido parcialmente graças ao grande volume de testes, o que levou a uma reabertura parcial da economia.

Não é de interesse de ninguém que apenas a Alemanha saia fortalecida após a crise, disse Merkel na reunião, de acordo com os participantes.

A chanceler concordou com Ralph Brinkhaus, líder do bloco parlamentar conservador CDU/CSU, de que a Alemanha deve transferir mais dinheiro a Bruxelas, acrescentaram os participantes. O Bundestag (parlamento da República Federal da Alemanha) estaria envolvido na decisão sobre a ajuda financeira.

Antes, Brinkhaus havia dito que a Alemanha quer ajudar seus parceiros da UE, mas precisava saber para onde os bilhões serão destinados. A Comissão Europeia deve apresentar propostas revisadas de orçamento na próxima semana.

(Reportagem de Andreas Rinke)