BC empresta R$17,5 bi com lastro em letra financeira a 27 bancos
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central divulgou nesta terça-feira que aprovou a liberação de 17,5 bilhões de reais em empréstimos a 27 instituições financeiras relativos à primeira tranche da Linha Temporária Especial de Liquidez mediante a emissão de Letra Financeira Garantida, iniciativa lançada em março para dar suporte aos bancos em meio à crise do coronavírus.
Em nota, o BC afirmou que os recursos financeiros serão disponibilizados às instituições nesta quarta-feira. A próxima liberação será avaliada ao final de maio. As tranches seguintes irão até o fim de 2020, podendo chegar, de forma agregada, a 100% do patrimônio de referência das instituições.
"Ressalta-se a aprovação da linha a instituições financeiras dos mais diversos portes, favorecendo o fluxo de liquidez para diversos mercados e produtos financeiros", disse o BC.
"Nesse sentido, mostra-se importante, potente e inédito instrumento de fornecimento de liquidez ao Sistema Financeiro Nacional, tendo em conta a conjuntura econômica", acrescentou a autoridade monetária.
O BC havia anunciado a iniciativa em 23 de março, quando estimou que, sozinha, ela poderia liberar 670 bilhões de reais na economia, sua ação mais potente para injeção de liquidez no enfrentamento à crise com o coronavírus.
A linha tem um custo para as instituições de 0,6% ao ano e já havia sido regulamentada pelo BC mais cedo neste mês.
A investida permitirá, na prática, a securitização das carteiras de crédito dos bancos em formato de letras financeiras, que serão financiadas pelo BC. Com isso, os bancos ganharão recursos para poderem fechar mais financiamentos a clientes.
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.