IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

SulAmérica tem queda de 64% no lucro do 1º tri, afetado por efeito da queda da bolsa

13/05/2020 18h51

SÃO PAULO (Reuters) - A SulAmérica teve forte queda no lucro do primeiro trimestre, atingida frontalmente pela desvalorização dos ativos da carteira de investimentos da companhia em renda variável, na esteira da volatilidade provocada pela pandemia do coronavírus.

A empresa de seguros e de gestão de recursos anunciou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 79,7 milhões de reais no período, queda de 64,3% ante o apurado em igual etapa de 2019.

Por um lado, a receita operacional alcançou 5,6 bilhões de reais, 7,2% maior do que um ano antes, impulsionada pelos segmentos de saúde e odonto, previdência e gestão e administração de ativos.

Na outra ponta, o resultado financeiro foi severamente impactado pela deterioração dos mercados financeiros, com redução de 77% ano a ano, para 39,3 milhões de reais.

Embora a alocação em renda variável represente apenas cerca de 1% do portfólio da companhia, a expressiva desvalorização do mercado de ações no período trouxe um impacto bruto negativo de 72 milhões de reais no resultado financeiro, disse a empresa.

Sobre a expectativa para os resultados operacionais, a SulAmérica disse no balanço que, desde o fim de março tem percebido importante redução nas frequências de procedimentos eletivos (principalmente consultas, exames e internações) durante a quarentena estabelecida pelos governos estaduais, o que pode impactar os índices de sinistralidade no curto prazo.

(Por Aluísio Alves)