PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Mercados apostam que Reino Unido caminha para juros negativo

18/05/2020 09h14

Por Saikat Chatterjee e Dhara Ranasinghe

LONDRES (Reuters) - Os mercados monetários aumentavam as expectativas de juros negativos no Reino Unido pela primeira vez na história conforme as autoridades discutem outras medidas para sustentar a economia britânica em dificuldades, levando a libra a uma mínima de mais de três semanas.

Os contratos futuros de juros a partir de dezembro de 2020 mergulharam em território negativo nesta segunda-feira, com os operadores apostando que os juros de referência cairão abaixo de zero nos próximos meses.

Diferentemente dos Estados Unidos -- onde autoridades do Federal Reserve adotaram uma postura mais unificada ao rejeitar a possibilidade de juros negativos --, comentários de Andy Haldane, economista-chefe do Banco da Inglaterra, alimentaram especulações de que as autoridades britânicas não estão avessas a seguir por esse caminho.

"Embora não pensemos que taxas de juros negativas sejam uma possibilidade de curto prazo, já que o banco central tem mais alguma munição restante, os comentários de Haldane abrem as portas para essa possibilidade", disse Lee Hardman, estrategista de câmbio do MUFG.

O banco central está analisando com mais urgência opções como taxas de juros negativas e compra de ativos mais arriscados para sustentar a economia do país, à medida que entra em uma profunda queda provocada pelo coronavírus, disse Haldane, segundo o jornal Telegraph, no fim de semana.