IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro na China avança pelo 5° dia com demanda e preocupação com oferta

19/05/2020 08h53

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China subiram pelo quinto dia consecutivo nesta terça-feira, sustentados por uma perspectiva positiva para a demanda doméstica, em meio a esperanças de mais estímulos econômicos, e com preocupações ligadas à oferta global também ajudando no sentimento do mercado.

O minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian fechou em alta de 3,6%, a 711 iuanes (100,07 dólares) por tonelada, acumulando ganhos de 13% no rali de cinco dias.

Na bolsa de Cingapura, o primeiro contrato, para junho, avançava 1,4% nas negociações da tarde, após ter subido 3,4% na sessão anterior.

Analistas disseram que o sentimento do mercado era em geral positivo, guiado por notícias sobre testes iniciais de uma vacina para Covid-19 e às vésperas de uma importante sessão do parlamento chinês na sexta-feira.

"Contribuindo para o sentimento positivo estão sinais da China (sobre a aprovação) de mais estímulos no próximo Congresso Nacional do Povo", disse o diretor de economia do National Australia Bank, Tapas Strickland, citando um plano da China para desenvolver regiões ao oeste.

"Esperamos que esse ritmo de crescimento da economia continue sendo levado adiante nos próximos meses", disse Helen Lau, analista da Argonaut Securities. "A demanda por aço continuará sendo sustentada".

Potenciais impactos da pandemia de coronavírus no Brasil sobre as exportações de minério de ferro do país também apoiaram os preços.

O vergalhão de aço na bolsa de Xangai fechou em alta de 1,4%.