IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Clarida, do Fed, diz que medidas até agora ganharam tempo para economia

21/05/2020 14h40

WASHINGTON (Reuters) - As ações do Federal Reserve até agora ajudaram a ganhar tempo para a economia dos Estados Unidos por meio de condições financeiras mais frouxas, embora isso possa ser ameaçado caso a pandemia de coronavírus e a queda econômica relacionada a ela persistam, disse o vice-chairman do Fed, Richard Clarida, nesta quinta-feira.

"A flexibilização das condições financeiras está ganhando algum tempo até que a economia possa começar a se recuperar", disse Clarida ao descrever o impacto que vê dos programas do Fed anunciados até agora para apoiar os mercados financeiros, de títulos corporativos e outros.

"Se isso será durável ou não dependerá de maneira importante do curso que o contágio do coronavírus tomará e da duração da queda econômica que ele vai causar."

Clarida, em declarações preparadas para um webcast organizado pela Association for Business Economics de Nova York, disse que ainda é difícil prever o curso da economia por causa da "ampla gama de cenários" que pode se desenrolar dependendo do sucesso dos esforços para controlar o vírus.

Ele afirmou achar que a crise nesse momento afetará mais a demanda do que a oferta e diminuirá a taxa de inflação ao invés de aumentá-la.

A crise da saúde "será desinflacionária, não inflacionária, e os dados que estamos vendo até agora são consistentes com essa projeção", afirmou Clarida.

Clarida disse, no entanto, acreditar que a economia crescerá e a taxa de desemprego começará a cair a partir do segundo semestre deste ano.

Ele fez coro a recentes declarações de autoridades do Fed, incluindo o chairman, Jerome Powell, de que se faça mais, se necessário, e sugeriu que mais gastos fiscais também podem ser necessários.

Mas as ações do Fed até o momento têm ajudado. A desaceleração das compras de Treasuries pelo Fed nas últimas semanas, por exemplo, está "refletindo a melhora substancial no funcionamento do mercado".

(Por Howard Schneider)