FGO será regulamentado na próxima 2ª feira, diz secretário
BRASÍLIA (Reuters) - O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, afirmou que a equipe econômica vai concluir na próxima segunda-feira a regulamentação do Fundo de Garantia de Operações (FGO), após o presidente Jair Bolsonaro ter sancionado esta semana a lei que aprovou o Pronampe, programa emergencial de estímulo ao crédito para micro e pequenas empresas.
O programa prevê um aporte de 15,9 bilhões de reais do Tesouro no FGO, que vai prover garantias para crédito bancário tomado por micro e pequenas empresas, setor fortemente abalado pelo impacto econômico da pandemia do coronavírus.
Em videoconferência promovida pelo Sebrae na noite desta quinta-feira, Costa afirmou que o ministério está concluindo também a Medida Provisória (MP) que liberará, por meio de um crédito extraordinário, os recursos que serão aportados no FGO. A expectativa é que a medida seja editada até o início da próxima semana, afirmou.
"Estamos inaugurando a era do Pronampe, que vai ser parte do vocabulário da micro e pequena empresa brasileira. Teremos, agora, uma ferramenta que vai resolver o maior problema para o micro e pequeno empresário, que é o crédito", disse Costa.
Poderão tomar financiamento, no âmbito do programa, os negócios com faturamento de até 4,8 milhões de reais ao ano. O empréstimo poderá ser de até 30% da receita bruta de 2019. Caso as empresas tenham menos de um ano de funcionamento, o limite será de até 50% do seu capital social ou até 30% da média de seu faturamento mensal, o que for mais vantajoso.
(Por Gabriel Ponte)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.