IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia do México foi melhor do que o inicialmente estimado no 1º tri de 2020

26/05/2020 08h56

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A economia do México teve um desempenho melhor do que o inicialmente estimado durante o primeiro trimestre, com o crescimento de atividades como agricultura e silvicultura compensando em parte os declínios na indústria e nos serviços, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.

Dados da agência nacional de estatística INEGI mostraram que a segunda maior economia da América Latina encolheu 1,2% durante o período de janeiro a março em termos ajustados sazonalmente.

O resultado foi significativamente melhor do que uma queda na atividade de 1,6% estimada pelo INEGI em 30 de abril.

No entanto, o México não aplicou medidas de restrição para conter a disseminação do novo coronavírus até o final de março, portanto o impacto da pandemia provavelmente pesará bastante no segundo trimestre.

A paralisação levou os principais setores da indústria mexicana a uma paralisação quase completa, e analistas estimam que a economia recuará até 10% ou mais durante 2020.

Uma análise dos dados do primeiro trimestre do INEGI mostrou que atividades primárias, como agricultura, silvicultura, pesca e mineração, cresceram 1,7% em relação ao trimestre anterior.

As atividades secundárias, que incluem manufatura, recuaram 1,2%, enquanto as atividades terciárias, que abrangem o setor de serviços, perderam 0,9%, mostram os números.

Em termos não ajustados, a economia encolheu 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse número foi 0,2 ponto percentual melhor que a estimativa inicial.

(Por Dave Graham)