IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Latam Airlines faz pedido de recuperação judicial nos EUA, não inclui operação no Brasil

26/05/2020 15h50

Por Marcelo Rochabrun e Fabian Cambero e Tatiana Bautzer

SÃO PAULO/SANTIAGO (Reuters) - A Latam Airlines, maior companhia aérea da América Latina, entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, tornando-se a maior empresa do setor no mundo a buscar uma organização de emergência como consequência dos impactos da pandemia de Covid-19.

O pedido da Latam, que não inclui operações no Brasil, aconteceu poucos dias depois que a rival Avianca Holdings recorreu à justiça para se proteger contra credores em um momento em que a demanda por viagens desabou.

A Latam incluiu no pedido de recuperação as subsidiárias no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos. Além do Brasil, as operações do grupo na Argentina e Paraguai também não estão incluídas no pedido.

Uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Latam afirmou que a equipe de gestão seguirá a mesma durante o processo de recuperação e que continuará operando sem nenhum impacto nas operações de passageiros ou de cargas, reservas, vouchers ou pontos de programa de milhagens.

As ações da companhia na bolsa de Santiago despencavam 36% nesta tarde, depois de chegarem a recuar 51% mais cedo. No Brasil, as rivais Gol mostravam quedas de 2,2% e 3,65% às 15h21.

O ministro da Economia do Chile, Lucas Palacios, disse nesta terça-feira que não exclui um apoio do governo à companhia, mas não deu mais detalhes.

Questionado sobre o pacote de ajuda de 9 bilhões de euros aprovado pelo governo alemão na segunda-feira para a Lufthansa, Palacios afirmou que o caso da companhia aérea alemã "é completamente diferente" da Latam.

"A Latam é uma companhia aérea internacional, tem ações negociadas nos Estados Unidos", disse o ministro chileno.

Em comunicado separado, o Ministério da Economia do Chile disse que a Latam é uma "companhia estratégica para o Chile" e que o governo vai considerar como poderá contribuir para a reestruturação da companhia.

No Brasil, a Latam tem negociado há semanas um financiamento de até 2 bilhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e bancos privados. A companhia afirmou que poderá fazer um pedido de recuperação judicial também no Brasil se as negociações em torno da ajuda fracassarem.

No ano passado, a norte-americana Delta Airlines pagou 1,9 bilhão de dólares por uma participação de 20% na Latam, tornando-se o segundo maior acionista da empresa.

Um plano para coordenação de rotas entre a América Latina e os Estados Unidos continua valendo, afirmaram as empresas. A Latam afirmou que o pedido de recuperação poderá acelerar o cronograma necessário para aprovações antitruste.

Antes do pedido de recuperação, a Latam cortou 1.800 funcionários de um total de 40 mil.

"Implementamos uma série de medidas difíceis para mitigar o impacto dessa disrupção sem precedentes no setor, mas, no fim das contas, esse caminho é a melhor opção para estabelecemos as bases certas para o futuro do nosso grupo de companhias aéreas", disse o presidente-executivo da Latam, Roberto Alvo, em comunicado à imprensa.

US$900 MILHÕES

A Latam afirmou que as famílias acionistas Cueto e Amaro, junto com a Qatar Airways, acertaram um acordo para um financiamento de até 900 milhões de dólares para o grupo latino-americano e que está aberta a outros acionistas interessados em participar em financiamento adicional, "na extensão permitida por lei". A empresa informou que conta atualmente com cerca de 1,3 bilhão de dólares em recursos disponíveis.

A Latam foi criada em 2012 pela fusão entre a chilena LAN, dos Cueto, e TAM, dos Amaro. A empresa tem encomendas de 44 aeronaves Airbus e 7 Boeings e afirmou que vai buscar cancelar vários destes pedidos.

A companhia aérea afirmou que a Delta cancelou uma planejada compra de 4 Airbus A350 da Latam e que pagou 62 milhões de dólares para encerrar o acordo.

A Latam tem 7,6 bilhões de dólares em dívidas, incluindo 460 milhões em empréstimos vinculados à subsidiária no Brasil. Na sexta-feira, a empresa teve nota de crédito reduzida pelas agências de classificação S&P e Fitch depois que informou que não pagou juros e principal de três tranches de uma dívida de 1 bilhão de dólares relacionada ao financiamento de compras de novas aeronaves.

O banco de investimento Moelis & Co está negociando para representar detentores de cerca de 3 bilhões de dólares em bônus da Latam, afirmou uma fonte à Reuters.