Carteira de títulos do BC do Japão se aproxima do tamanho da economia do país
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O programa de estímulo do banco central do Japão levou o tamanho de sua carteira de títulos governamentais a níveis cerca de 90% do tamanho da terceira maior economia do mundo em março, mostraram nesta quarta-feira dados do Banco do Japão.
O aumento na carteira de títulos destaca a escala da impressão de dinheiro pelo banco central com o objetivo de sustentar a economia e alcançar a meta de inflação de 2%.
O volume de ativos em moeda estrangeira do Banco do Japão quase quadruplicou durante o ano fiscal encerrado em março, uma vez que o banco central ampliou as operações financiadas em dólar para lidar com os apertos do mercado causados pela pandemia de coronavírus.
A carteira de títulos governamentais do Banco do Japão subiu 3,4% sobre o ano anterior, para 486 trilhões de ienes (4,5 trilhões de dólares) em março, quase 90% do tamanho da economia do país, de acordo com relatório do banco central para o ano fiscal anterior.
O ritmo de compra de títulos deve acelerar no atual ano fiscal depois que o banco central prometeu em abril comprar um volume ilimitado de títulos para combater as consequências econômicas da pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.