PUBLICIDADE
IPCA
-0,38 Mai.2020
Topo

Carteira de títulos do BC do Japão se aproxima do tamanho da economia do país

27/05/2020 08h01

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O programa de estímulo do banco central do Japão levou o tamanho de sua carteira de títulos governamentais a níveis cerca de 90% do tamanho da terceira maior economia do mundo em março, mostraram nesta quarta-feira dados do Banco do Japão.

O aumento na carteira de títulos destaca a escala da impressão de dinheiro pelo banco central com o objetivo de sustentar a economia e alcançar a meta de inflação de 2%.

O volume de ativos em moeda estrangeira do Banco do Japão quase quadruplicou durante o ano fiscal encerrado em março, uma vez que o banco central ampliou as operações financiadas em dólar para lidar com os apertos do mercado causados pela pandemia de coronavírus.

A carteira de títulos governamentais do Banco do Japão subiu 3,4% sobre o ano anterior, para 486 trilhões de ienes (4,5 trilhões de dólares) em março, quase 90% do tamanho da economia do país, de acordo com relatório do banco central para o ano fiscal anterior.

O ritmo de compra de títulos deve acelerar no atual ano fiscal depois que o banco central prometeu em abril comprar um volume ilimitado de títulos para combater as consequências econômicas da pandemia.

Economia