Heineken diz que pandemia derrubou receita do 1° semestre
A receita líquida da Heineken no primeiro semestre caiu 16,4%, à medida que o impacto das restrições relacionadas ao coronavírus se intensificou no segundo trimestre, informou a fabricante de cerveja em comunicado, derrubando suas ações em mais de 5%.
A queda foi impulsionada por um declínio orgânico de 13,4% no volume total consolidado e uma queda de 3,6% na receita líquida por hectolitro, disse a segunda maior cervejaria do mundo, acrescentando que o volume de vendas de cerveja caiu 11,5% no primeiro semestre de 2020.
"Depois da mínima em abril, o volume começou a se recuperar gradualmente em junho, conforme as medidas de isolamento eram suspensas em todo o mundo e os clientes reabasteciam seus estoques esgotados", disse a Heineken, acrescentando que os volumes de cerveja foram mais afetados nas Américas, África, Oriente Médio e no leste europeu.
O lucro operacional preliminar e o lucro líquido da empresa do primeiro semestre caíram 52,5% e 75,8%, respectivamente.
A Heineken disse que seu lucro operacional foi "desproporcionalmente" afetado pelos fechamentos de restaurantes e bares durante a pandemia e disse que havia reservado 500 milhões de euros em itens excepcionais para baixas contábeis de ativos tangíveis e intangíveis, sem dar mais detalhes.
"A Heineken pré-anunciou um lucro líquido ligeiramente menos ruim", comentaram os analistas do Credit Suisse em nota aos clientes, acrescentando que o impacto nas margens e nos ganhos orgânicos antes dos juros e impostos foi um pouco pior do que o esperado.
A Heineken divulgará os resultados finais do primeiro semestre em 3 de agosto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.